segunda-feira, 6 de dezembro de 2010


A Antítese da Unidade.


Diz o texto de Gn 11.6: e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

O projeto daqueles homens que queriam construir a torre de babel era bom. Eles tinham um plano aparentemente bem elaborado mas com objetivos totalmente errados.

Nós os "crentes", como somos conhecidos no popular, geralmente não temos um bom plano e nem um bom projeto por que infelizmente nos falta entre outras coisas unidade. Até mesmo dentro dos muros das igrejas, falta entendimento sobre assuntos elementares.

O texto em Mateus que diz que: "As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja", pelo menos no momento atual da vida cristã não tem muito sentido diante do fato de que a própria igreja que deveria ser paciente, suportar o próprio irmão, aliar-se com o próximo nas batalhas inerentes ao ministério seja ele de qual chamado fosse, infelizmente não tem levado esta ordenança com seriedade.

Qual a função primordial da igreja (local)? No livro de Efésios capítulo 4.1-4 diz:

  1. Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
  2. com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
  3. procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
  4. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

A unidade é uma ordenança, uma prerrogativa inerente ao chamado cristão, fator indispensável à vida em comunhão ou seja sem ela não existe igreja de Cristo.

Uma reflexão para os nossos dias; como tem sido nossa comunhão com os membros da igreja?





domingo, 5 de dezembro de 2010






O TEMPO
Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3.1

Estamos chegando ao final do ano.
Mais um ano e tudo parece igual, é sempre a mesma coisa, mas uma coisa não é exatamente como era no ano passado; O TEMPO!
O tempo é exíguo (escasso diminuto). Estamos vivendo o final dos tempos e nem paramos para pensar. Não temos tempo para pensar no tempo porque nossas prioridades não estão no tempo. Nós vivemos tão preocupados com outras coisas e tudo o mais que esquecemos de que nosso tempo é limitado e que priorizamos o imediato.

A unidade da Igreja

Ef 4.3 – esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vinculo da paz. Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação (chamamento dos herdeiros legítimos à sucessão aberta);

Nestes dias é mister que olhemos para o lado, para a unidade do corpo de Cristo (Igreja). Sem ela, nossos propósitos são desvios da ordenança que recebemos a fim de preservarmos a unidade do Espírito no vinculo da paz.

AGENDA –

Hanucá – 19 de dezembro


Tomara que os que estão ausentes voltem ao convívio da família o mais breve possível.
Abrçs

01.12.2010