quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ELIAS E A VIÚVA DE SAREPTA

Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias.   
1 Reis 17:8-16.

Sarepta está localizada fora dos domínios de Israel, mais precisamente na costa do Líbano num lugar chamado distrito de Sarafand.
Àquela viúva era estranha ao Profeta e aos filhos de Israel.

Reflexão: Elias representa a continuidade da Palavra de Deus que não pode ser impedida, não pode morrer, precisa ser sustentado para poder continuar em sua missão. A viúva representa a igreja, que mesmo com poucos recursos; quando atenta, obediente, prestativa, independente de sua situação aparente, é sensível ao chamado. Não olha para as circunstâncias, oferece tudo o que tem para que através da boca do Profeta, a Palavra de Deus seja fator de multiplicação, sobrevida, prosperidade e esperança.
Voltemos ao SENHOR DEUS, e ofereçamos nossos dons e talentos para recebermos esperança, graça, alegria, paz e descanso!

DEUS usa a igreja como recurso principal da manutenção da SUA Palavra.