quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Olhar pelo próximo

ZACARIAS 7.9

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão...

JR 22.3 – Assim diz o Senhor: Exercei o juízo e a justiça e livrai o espoliado (oprimido, injustiçado) da mão do opressor; e não oprimais ao estrangeiro, nem ao órfão, nem a viúva; não façais violência, nem derrameis sangue inocente neste lugar.

SE VOCE OBEDECER vers 4 – Porque, se deveras, cumprirdes esta palavra, entrarão pelas portas desta casa os reis que se assentarão no lugar de Davi sobre o seu trono, em carros e montados em cavalos, eles, e os seus servos, e o seu povo.

Jr 17.25 – então, entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, assentados sobre o trono de Davi, andando em carros e montados em cavalos, eles e seus príncipes, os homens de Judá e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será para sempre habitada.

SE NÃO OUVIRMOS E OBEDECERMOSvrs 5 – Mas, se não derdes ouvidos a estas palavras, por mim mesmo tenho jurado, diz o SENHOR, que esta casa se tornará em assolação (porque?) – por que a igreja é lugar de benção, e ali que Ele ordena a benção (Sl 133).

O “bálsamo [hebr.: tsorí] em Gileade” parece ter sido de qualidade ímpar e ter possuído propriedades medicinais especiais. (Je 8:22; 46:11) Este bálsamo é primeiro mencionado como estando entre os artigos levados pela caravana de ismaelitas que vinha de Gileade, ao L do Jordão, e à qual José foi subseqüentemente vendido. (Gên 37:25-28) Jacó mais tarde incluiu-o entre os “produtos mais excelentes do país”, quando enviou uma dádiva ao Egito por meio de seus filhos que voltavam. (Gên 43:11) De acordo com Ezequiel 27:17, os ricos mercadores de Tiro o importavam do reino de Judá. http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/07/estudo-biblico-balsamo-de-gileade.html)

" Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?" Jr 8:22