sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Jesus Cristo o homem

Jesus veio a este mundo de forma totalmente natural, como qualquer homem.

Somente no livro de Lucas é descrita sua infância desde o nascimento.

Foi circuncidado como todo o judeu aos oito dias de vida (Lc 2.21) .

Nasceu na cidade de Belém da Judéia (+- 8 a 9 km de Jerusalém). Foi apresentado (consagrado) ao Senhor como manda a lei por ser o primogênito.

Recebeu presentes de alguns magos (a bíblia não fala sobre serem estes, reis - provavelmente astrólogos), trouxeram tres tipos de presente – ouro, incenso e mirra (três elementos, não três reis).

Pré-adolescência – Seus pais eram obedientes à lei que falavra das festas obrigatórias (Ex 23.15) e subiam todos os anos para celebração da Páscoa. Neste tempo eles moravam na Galiléia (Em Nazaré) distante 12 km de Jerusalém.

Idade adulta – Lucas fala do batismo de Jesus e só ele diz que Jesus orou e o Espírito Santo desceu sobre ele (Lc 3.21).

O inicio do Ministério – Lc 3.23 – Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério.

Jesus cheio do Espírito Santo – Lc 4.1, depois do batismo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, onde durante quarenta dias foi tentado pelo Diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles teve fome.

(Um profeta sem honra) Jesus é rejeitado em Nazaré – Lc 4.24 -... Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra.

Mc 6.4 – Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre os seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. E não pôde fazer ali nenhum milagre, exceto impor as mãos sobre alguns doentes e curá-los. E ficou admirado com a incredulidade deles.

Sua família não acredita nele – Lc 8.19-21 (21) Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam.

– Jo 6.5 – Pois nem os seus irmãos acreditavam nele.

Não era reconhecido e era acusado por muitos – Mt 12.25 – Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino divido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

Lc 3.21 – Quando seus familiares ouviram falar disse, saíram para trazê-lo à força, pois diziam: “Ele está fora de si”.

A escolha dos apóstolos – Lc 3.14 – Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar.

O treinamento dos doze consistia não somente em instrução e prática nas várias formas do ministério, mas também em convívio contínuo e comunhão íntima com o Ele próprio.

Enfrentou tudo e todos (como homem) – Lc 7.6 – Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (7) Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens.

Pagou tributos – Mc 12.17 – Dêem a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Foi traído – Mt 26.23 – Afirmou Jesus: “Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair”

(Sl 41.9) Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão , levantou contra mim o seu calcanhar.

Sofreu humilhação e foi morto – Mc 15.32-37.

Em todo o tempo que viveu entre nós Jesus foi totalmente homem como qualquer outro. Nasceu e viveu de forma totalmente natural. Sofreu, chorou, se indignou, irou-se como qualquer outro homem.

Foi rejeitado, perseguido, sofreu pré-conceito, traições e por (fim) morreu!

A partir daí muitos se convenceram de que Ele veio para trazer a paz, salvação e vida eterna!

Mas, muitos se convenceram depois da sua morte (e ressurreição) quando Ele voltou como sobre-natural.

JESUS O CRISTO SOBRENATURAL – Mc 16.6 – “Não tenham medo”, disse ele. “Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse”.

Esperar que o profético morra talvez seja tarde demais.

Jesus morreu uma vez e ressucitou para que tivessemos vida e vida com abundancia.